Infraestrutura e Obras

Prefeitura de Matozinhos apresenta aos moradores projetos para a recuperação dos bairros

Prefeitura tem buscado recursos para as obras de drenagem, pavimentação e sinalização prevista para os bairros São Paulo, São José e Presidente

Publicado em: 08/06/2018 18:11 | Fonte/Agência: Ascom | Autor: Ascom

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 07, no gabinete do Prefeito Antônio Divino cerimônia de apresentação dos projetos de Drenagem Pluvial, Pavimentação e Sinalização dos bairros São Paulo, São José e Presidente. A Prefeitura de Matozinhos tem buscado recursos, através de financiamento com a Caixa Econômica Federal para a realização dos serviços. O projeto é o primeiro passo para a tão sonhada obra de recuperação destes bairros, cujo investimento em infraestrutura está em torno de R$ 50 milhões de reais.

O Prefeito de Matozinhos, Antônio Divino de Souza esclarece que como não tem recurso para fazer, optou em proporcionar à população este benefício e pagar a longo prazo.

A vice prefeita Zélia Pezzini comentou sobre a ida ao Ministério das Cidades, na semana passada, para buscar recursos junto ao Governo Federal: “estivemos com o Ministro Alexandre Baldy com o apoio do Deputado Federal, Saraiva Felipe. Está nas mãos do ministro a resposta que nós tanto precisamos que é esse empréstimo de 50 milhões para darmos dignidade e conforto aos moradores destas áreas”, pontou.

Ainda de acordo com o prefeito, se o financiamento for aprovado será criado um Comitê Executivo Gestor para gerir o recurso e deverá contar com a participação do CREA, OAB e Ministério Público: “Se 50 milhões se não for bem gerido, vai desaparecer e não vamos fazer tudo que é necessário. Eu não quero que pese sobre mim, em minha história e em meu currículo, dúvida sobre a aplicação dos recursos públicos. Trazer o Comitê Executivo Gestor para participar com poderes decisivos em todas as fases, eu acho uma forma de mostrar transparência como fiz desde o primeiro momento que cheguei à prefeitura”.

Durante cinco meses, a empresa vencedora do processo licitatório, Planep Planejamento, Estudos e Projetos fez um levantamento nos bairros, definindo o melhor método para execução das obras. O Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Indis Antônio da Silva Júnior afirmou que foram feitos estudos geográficos, e principalmente, as sondagens onde foram detectados problemas estruturais. Serão necessárias intervenções para que a obra seja realizada nos bairros de maneira eficaz e com qualidade.

A expectativa é grande por parte dos moradores e representantes comerciais que esperam pela melhoria dos bairros. Para a Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Presidente, Isabel Antônia Ferreira a minha expectativa como moradora é a certeza de que será executada essa obra.

Para Ângela Maria Lucas, representante do bairro São José, a apresentação dos projetos foi importante, pois nem todos sabem do investimento necessário: “em nenhum momento os moradores do bairro tiveram a oportunidade de conhecer os valores que serão necessários para a obra. Estou muito esperançosa com a sua realização.

O comerciante do bairro São Paulo, Wagner Claret está otimista: “a expectativa é que os moradores consigam transitar com segurança, e que os lotes sejam valorizados não somente no bairro São Paulo, mas outros que receberão investimentos”.

Para o Presidente da Associação do Bairro São Paulo, Adriano Roberto, é muito importante essa abertura da Prefeitura de Matozinhos para esclarecer à população o que tem sido feito: “É um projeto de grande monta e nós sabemos que o prefeito não tem uma varinha mágica que vai resolver todos os problemas com um simples toque. É o início e estamos esperançosos para que isso saia do papel”.

A cerimônia contou também com a participação do Padre Estevão da Igreja Católica e dos pastores José das Dores, da Igreja Quadrangular e do Fagner da Igreja Batista da Lagoinha.