Educação

Oportunidade de formação inicial e continuada para Professores da Educação Básica (PROFIC)


Publicado em: 06/11/2017 11:52 | Fonte/Agência: www.undime.org.br | Autor: Ascom

 

Considerando as estratégias propostas do Plano Municipal de Educação (2015/2025) em conformidade com as Metas 15 e 16 do Plano Decenal de Educação (2014/2024), a Secretaria Municipal de Educação informa aos profissionais da rede municipal oportunidades gratuitas para ingresso nos cursos do Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (PROFIC) disponibilizados pela Plataforma Freire.

Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais do magistério ou qualquer outra pessoa física que atue com a educação básica e a formação de profissionais para esse nível de ensino podem cadastrar seu currículo na Plataforma Feire até o dia 1º de dezembro de 2017, através do link: clique aqui. 

Metas 15 e 16 do Plano Decenal de Educação (2014/2024)

Meta 15 – Garantir, em regime de colaboração entre a União os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos, I,II e III do caput do art. 61 da Lei nº 9394/96 de 20 de dezembro de 1996, assegurando que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

 Meta 16 – Formar, em nível de pós-graduação, 50% dos professores da Educação Básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos os (as) profissionais de Educação Básica formação continuada em sua párea de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino. ( BRASIL. Plano Nacional de Educação - PNE/Ministério da Educação. Brasília, DF: INEP, 2014).