Saúde Bucal: ações de escovação dental nas unidades escolares

Publicado em: 13/11/2017 10:20 | Fonte/Agência: Ascom | Autor: Ascom

O setor de Saúde Bucal da Prefeitura de Matozinhos tem desenvolvido nos meses de outubro e novembro, ações coletivas de escovação supervisionada nas unidades escolares no município. Quase 8 mil alunos, professores e monitores dos centros de educação infantil estão envolvidos nas atividades como forma de incentivar e orientar sobre os cuidados preventivos em relação às principais doenças bucais: a cárie e a doença periodontal (esta última conhecida como “doença na gengiva”).

Estas ações são feitas por técnicos e auxiliares em saúde bucal, sob orientação de um cirurgião-dentista, havendo a distribuição de escovas dentais. Nesse semestre as ações estão sendo organizadas pela TSB (Técnico em Saúde Bucal) Adenalva da Conceição.

Sua execução nas escolas tem auxiliado no controle das doenças bucais ao longo dos anos e, dessa forma, contribui para o controle do fluxo de pacientes que necessitem tratamento e que, muitas vezes, acabam por perder dentes. A parceria entre as secretarias de educação e saúde tem sido de grande valor e hoje o governo federal propõe programas que favorecem esse fortalecimento como O Programa Saúde na Escola.