Educação

Aula inaugural marca o início do ano escolar da rede municipal de ensino


Publicado em: 16/02/2018 17:36 | Fonte/Agência: Ascom | Autor: Ascom

 

Profissionais da educação da rede municipal de ensino participaram nesta sexta-feira, 16, da aula inaugural que marca o início do ano escolar. No período da manhã, com uma programação especial, o palco do Palácio da Cultura recebeu apresentações do Quarteto de Cordas de Belo Horizonte e o Palestrante George Rudabel. Com práticas ilusionistas, o mágico que já fez sucesso em programas de TV como Ratinho, Silvio Santos e Encontro da Fátima Bernardes, abordou o tema “O Segredo do Sucesso”. Rudabel explorou pontos motivacionais que devem nortear a conduta das pessoas, tanto no sentido profissional quanto pessoal.

O evento contou ainda com a presença da Secretária de Educação Daniela Lúcia de Lima Taveira que destacou que a aula inaugural serve também, para demonstrar o valoroso trabalho que os educadores desenvolvem e que é preciso reconhecimento e apoio para que prossigam numa trajetória de bons resultados. “Prezamos pelo fortalecimento de nossas parcerias, buscando privilegiar o diálogo e as relações humanas. Isso é fundamental para os gestores, especialistas, professores e monitores que estarão à frente das nossas 17 instituições de ensino”, avaliou a secretária.  

Já o Prefeito Antônio Divino observou que cada membro da gestão municipal, nas diversas frentes de atuação, tem um papel importante e é responsável pelos resultados que querem alcançar: “Se nós acreditarmos que podemos fazer diferente e que o futuro dessa cidade depende da educação que nós passarmos para os filhos de Matozinhos; se nós tivermos essa compreensão, com toda a certeza, nós vamos transformar a nossa realidade. Sempre numa construção humana teremos que doar o máximo de nós para alcançarmos esses resultados”, concluiu.   

Já no período da tarde, a programação teve sequência com a Palestrante Paula Melo, Couch da Empresa Inovar Serviços, que apresentou o tema “Fatores externos não podem mudar o meu interior, muito menos o meu valor”. Para encerrar as atividades do dia, os educadores participaram de uma sessão pipoca e assistiram ao filme Escritores da Liberdade. Baseado em uma história real, o filme aborda de maneira comovente os desafios da educação, em especial num contexto socioeconômico problemático. No drama, uma professora luta para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes, que descobrem o poder da tolerância, recuperam suas vidas e mudam o próprio mundo.

Outro ponto em destaque foi o painel exposto na entrada do teatro, em que os profissionais da educação puderam escrever suas expectativas e sentimentos, quanto a atuação como educadores no município. A solenidade também contou com a presença da Subsecretária de Administração do Sistema Educacional Claudinéia Rodrigues, a Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Graziela Santos Trindade e a Subsecretária de Cultura e Turismo Adma Silva.