Desenvolvimento Social

População recebe oficialmente a nova unidade do CRAS

Publicado em: 01/03/2018 18:09 | Fonte/Agência: Ascom | Autor: Ascom

Uma nova conquista para os matozinhenses. Na noite de ontem, 28, a Prefeitura de Matozinhos celebrou a entrega de mais uma importante obra para a cidade: o novo Centro de Referência de Assistência Social – Cras.

A nova unidade construída no Conjunto Vitalino Fonseca, recebeu o investimento total de R$302.684,38 (trezentos e dois mil, seiscentos e oitenta e quatro reais e trinta e oito centavos), com contrapartida do Governo Federal. O local conta com espaços destinados para recepção, sala de atendimento individualizado, salas de atividades coletivas e comunitárias, salas para atividades administrativas, instalações sanitárias com adequada iluminação, ventilação, conservação, privacidade, salubridade, limpeza e acessibilidade em todos os seus ambientes, de acordo com a ABNT.

Com as presenças de vereadores, secretários e subsecretários municipais, servidores e do Deputado Estadual Leonídio Bouças, a cerimônia contou também com apresentação da Companhia de Arte e Mobilização da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social de Belo Horizonte. A peça “Nós a família” retratou temas como casamento, desemprego, abuso sexual de crianças, gravidez na adolescência e exploração do trabalho infantil.

Em seu discurso, o Prefeito de Matozinhos, Antônio Divino de Souza destacou as inúmeras obras já entregues pela administração e reconheceu o empenho da Secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Braz e dos servidores: “Ao convidarmos a Sra. Andrea para assumir o cargo disse que era preciso Implementar um trabalho de assistência social dentro da lei, dentro dos princípios da valorização da pessoa. O convite foi aceito e hoje celebramos mais essa conquista. Agradeço os servidores municipais, pois não faríamos absolutamente nada se não tivéssemos em cada um, a missão de servir à nossa população. Com toda certeza não faríamos nada do que fizemos. A obra está entregue. A obra é de todos você”, finalizou.

Andrea Braz, Secretaria de Desenvolvimento Social agradeceu primeiramente os usuários que confiam na capacidade de ajudá-los no enfrentamento dos seus problemas sociais e ao Prefeito, Antônio Divino por defender a assistência social: “Esse novo espaço foi uma conquista do município, para os matozinhense. Agradecemos o gestor municipal por acreditar na política de assistência social e nos ganhos para a população. Este equipamento trabalho na sustentação da família, no fortalecimento dos vínculos familiares, nos problemas que encontramos em todas as famílias. Esse é o objetivo maior do Cras. Aqui nós lutamos desde a hora que abre até o fechamento, para que o direito dos cidadãos não seja violado. O Cras está de portas abertas para todos vocês”.

Novo CRAS

O novo Centro de Referência de Assistência Social – Cras já está em funcionamento. É uma unidade pública da política de assistência social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Os serviços prestados pelo CRAS consistem no fortalecimento da função protetiva familiar e previne a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos, contribuindo ainda para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

CRAS

Rua Luciano Pereira, nº69