Desenvolvimento Econômico

Prefeitura e Sebrae juntos na semana do MEI

Programação inclui Sebrae na empresa, inauguração da Sala do Empreendedor e palestra


Publicado em: 04/05/2018 17:44 | Fonte/Agência: Ascom | Autor: Ascom

 

O Sebrae Minas e a Prefeitura de Matozinhos trazem uma programação especial para empreendedores. De 7 a 18 de maio, o município receberá a equipe do Sebrae para orientação aos empresários, para inauguração da Sala Mineira do Empreendedor, e palestra “Como ser um Microempreendedor Individual na prática ou como ser MEI na prática”, no Palácio da Cultura”. Confira detalhes da programação:

Sebrae na empresa

De 7 a 18 de maio, o município receberá atendimento personalizado do Sebrae Minas com visitas aos estabelecimentos. O objetivo é oferecer aos empreendedores um diagnóstico dos negócios e orientar sobre soluções para melhorar o desempenho empresarial. Os interessados em receber a visita de um especialista do Sebrae podem solicitar o atendimento pelo 0800 570 0800. O serviço é gratuito. Os atendimentos serão feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (exceto feriados), por um representante do Sebrae Minas, devidamente uniformizado e identificado com o crachá da instituição. Durante a visita são coletados dados do empreendedor e informações sobre a atuação da empresa nas áreas de finanças, mercado, pessoas, inovação e sustentabilidade. Com base nas respostas serão identificadas as necessidades de cada empreendimento e indicadas ferramentas e materiais complementares que contribuam para a melhoria da gestão dos negócios.

Inauguração Sala Mineira do Empreendedor

Matozinhos inaugura, em 14 de maio, o espaço dedicado à Sala Mineira do Empreendedor, um projeto do Sebrae em parceria com a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e as prefeituras municipais. O objetivo é desburocratizar o processo de abertura de empresas e facilitar o acesso dos empreendedores a serviços para aprimorar a gestão dos pequenos negócios.

Para registrar uma empresa, hoje, é necessário que o empreendedor busque informações em mais de uma fonte, como a Junta Comercial, Cartório, Prefeitura, aguardar vistorias do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, órgãos ambientais, etc. A Sala Mineira do Empreendedor unifica os processos executados por esses órgãos em um só local, facilitando a vida do empreendedor. Com a iniciativa, a expectativa é reduzir de 16 para sete dias o prazo de abertura de uma empresa no estado.

A sala funcionará na Praça Bom Jesus, nº99, Centro, juntamente com a Assessoria de Desenvolvimento Econômico.

Palestra 

Em 15 de maio, o Palácio da Cultura receberá a equipe do Sebrae Minas para a palestra “Como ser um Microempreendedor Individual na prática ou como ser MEI na prática". O encontro será às 19 horas e os interessados poderão se inscrever gratuitamente no link: https://www.sympla.com.br/palestra-como-ser-mei-na-pratica-sebrae__285345