Desenvolvimento Social

Desenvolvimento social prepara mobilização contra o trabalho infantil

Publicado em: 11/06/2018 15:14 | Fonte/Agência: Ascom | Autor: Ascom

A Prefeitura de Matozinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social convida para a mobilização pelo dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil e Campanha de Erradicação do Trabalho Infantil. Das 10 às 16 horas, a equipe da secretaria estará na Praça Bom Jesus realizando entrega de material informativo para sensibilizar o cidadão, trabalhadores, comerciantes e industriários, estudantes e rede municipal de serviços sobre abordagem de crianças e adolescentes sobre os seus direitos e formas de denúncia.

A campanha educativa busca dar visibilidade para este tema e proporcionar o diálogo sobe as situações de trabalho infantil no município, seus desafios, impactos no desenvolvimento biopsicossocial de crianças e adolescentes, bem como estratégias de enfrentamento desta violação de direitos.

A mobilização é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SMDS, Subsecretaria Municipal de Assistência Social – SUBAS, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Cadastro Único do Governo Federal para Programas Sociais – Cadastro Único, Conselho Municipal de Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDCA, Conselho Tutelar e Coordenadoria de Trabalho Emprego e Renda (Sine).

12 de Junho – Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil

O dia 12 de Junho, dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.

Desde 2002, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil. Anualmente, para marcar a data, é proposto um tema sobre uma das formas de trabalho infantil e realiza-se uma campanha de sensibilização e mobilização da população em geral.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e suas entidades membros.

O cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja) é o ícone da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo. Este símbolo tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. Representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.