Desenvolvimento Social

Secretaria de Desenvolvimento Social promove tarde de interação entre família assistidas


Publicado em: 08/11/2018 19:00 | Fonte/Agência: Ascom | Autor: Ascom

 

 

Uma tarde de muita diversão entre famílias e profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social. Nesta quinta-feira, 08, o Ginásio Poliesportivo recebeu mais de 400 pessoas, que participam dos projetos sociais disponíveis no município. Brincando em Família foi a proposta apresentada pela Secretaria, em uma parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Serviço de Promoção ao Menor e à Família (SERPAF). Mas, além da iniciativa mobilizar todos os funcionários do setor e da Subsecretaria de Esportes, servidores de outras secretarias também abraçaram a causa.  

O espaço foi totalmente preparado com diversos atrativos para as crianças, jovens e pais que frequentam os polos de atendimento do município, distribuídos nos Bairros da cidade, incluindo o Distrito de Mocambeiro. Com o objetivo de promover uma opção de lazer e convivência, o público atendido pelo CRAS, CREAS e Cadastro Único, encontrou uma programação especial com brinquedos infláveis como escalada, touro mecânico, escorregador, piscina de bolinhas, pula-pula, pintura de rosto e slackline. Além disso, o lanche foi garantido com cachorro quente, pastel frito, pipoca, algodão doce, refrigerante e brindes.

Janaina Ribeiro, do Bairro da Graça, é uma das usuárias dos serviços do CRAS e destacou que sente acolhida pela equipe e, que momentos como o de hoje, envolvem as crianças e as famílias. Já Maria Geralda Rodrigues Viana, do Presidente, conta que a mãe passou a frequentar o CRAS quando ela ainda era uma criança, agora, é uma das famílias assistidas pelo serviço. “Estou muito satisfeita com o atendimento que recebo, principalmente pelas orientações de como lidar com os filhos e com os nossos relacionamentos. O que está sendo oferecido aqui, me fez lembrar de quando eu vinha com a minha mãe nesses eventos antigamente”, recordou Maria.

Valéria José Pereira, moradora do Bairro Bom Jesus, levou as netas para se divertirem e observou que as brincadeiras a fez virar criança de novo, ao acompanhá-las. “Frequento as oficinas e palestras que o CRAS oferece. É muito válido, porque ao ouvirmos as histórias dos outros a gente vê que os nossos problemas são iguais aos das outras pessoas e, com isso, aprendemos a relacionar com eles a partir das experiências que trocamos”, completou.   

Paulo Vitor Alves, 13, e Kimberly Veloso, 14, são moradores do Vista Alegre e participam da oficina de teatro, coordenada pelo SERPAF. Os dois estudantes foram unanimes ao afirmar a importância de ter uma ocupação no período que estão fora da escola. Eles destacaram também, que a iniciativa realizada no Ginásio, é uma forma de interagir com outros colegas e se divertir.      

O Brincando em Família é uma oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e já está sendo avaliado para entrar para o calendário de eventos anuais da Secretaria de Desenvolvimento Social, sendo direcionado ao público exposto à vulnerabilidade e risco social.