Matozinhos se despede de médicas cubanas

Prefeito prestou homenagem às profissionais do Programa Mais Médicos e destacou o trabalho realizado em Matozinhos

Publicado em: 04/12/2018 16:14 | Fonte/Agência: Ascom | Autor: Ascom

O clima de emoção marcou a manhã desta segunda-feira, 03. O Prefeito de Matozinhos, Antônio Divino, a vice, Zélia Pezzini e a Secretária de Saúde, Marsileidy Siqueira prestaram homenagem às médicas cubanas do Programa Mais Médicos, Arelly Mesa e Idalmes Oropeza que se despedem de Matozinhos.  Muito queridas pela população e pelas equipes das unidades de saúde, as médicas partem da cidade, após fim da participação de Cuba no programa. Recebidas com um café da manhã especial, o Prefeito agradeceu o empenho e dedicação das profissionais que prestaram um excelente serviço aos matozinhenses.

Acompanhada pelo marido também médico, Dra. Idalmes agradeceu o carinho com que foi recebida, principalmente em Mocambeiro, unidade que atendeu durante dois anos. Ela retornará a Cuba nos próximos dias.

A Dra. Arelly permanecerá no país, após conseguir aprovação no revalida, exame que reconhece os diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil, mas não continua no programa. Durante quatro anos, a médica atendeu na unidade de saúde do bairro Estação e conquistou com o seu carisma e dedicação o carinho dos moradores e das equipes. Juntamente com seus pais que vieram conhecer o Brasil, Dra. Arelly agradeceu também todo o reconhecimento. Ela passa a atender nas cidades de São José da Lapa e Capim Branco.

As unidades de saúde do bairro Estação e do Distrito de Mocambeiro já receberam médicos do programa e atendem normalmente.  O fim da participação cubana no programa foi definido em 14 de novembro por decisão do governo da ilha. Ao todo, 8.471 médicos cubanos deixarão o Brasil até o dia 12 de dezembro deste ano.