Prefeitura de Matozinhos lança campanha de IPTU 2019

Publicado em: 22/03/2019 12:38 | Fonte/Agência: Ascom | Autor: Ascom

A Prefeitura de Matozinhos, por meio da Subsecretaria de Arrecadação, Tributação e Fiscalização lança a campanha de IPTU 2019 com o tema: “Melhorias para você e para a nossa cidade”. Trazendo depoimentos de cidadãos matozinhenses que utilizam os serviços públicos, a campanha tem como objetivo mostrar que os recursos provenientes do pagamento do IPTU foram retomados à população com melhorias em infraestrutura, limpeza urbana, ampliação do atendimento em saúde e muito mais.

Nos últimos anos, o Governo entregou importantes obras realizada com recursos próprios. Com economia, gestão e transparência foi possível transformar a realidade de Matozinhos. Para Zizi do Carmo, moradora do bairro Vitalino Fonseca e usuária da nova Unidade Básica de Saúde – UBS Vitalino Fonseca inaugurada em 2017, a melhoria foi enorme: “hoje a estrutura e o atendimento na nova unidade está 100%. Já utilizava os serviços do antigo posto e era bem precário. A realidade é outra e a equipe é bem atenciosa. Com essa administração, vemos a aplicação dos recursos em melhorias para a população. Pagando o IPTU, a gente vê onde está sendo aplicado o nosso dinheiro”, afirmou Zizi.

Beatriz Santiago, aluna do 2º ano da Escola Municipal Branca Martins, e a sua mãe Patrícia Santiago ficaram animadas ao retornar à escola que foi totalmente reformada e entregue à população em 2018: “vemos o dinheiro ser investido em melhorias, a escola ficou linda e foi devolvida à comunidade com qualidade e boa estrutura”.

Confira as datas de descontos especiais

As guias de IPTU 2019 já foram emitidas e encaminhadas pelos Correios, mas também está disponível em nosso site matozinhos.mg.gov.br, através do link cidadão e serviços ao cidadão. As datas para a quitação com os respectivos descontos são:

30/04/2019 – 30% de desconto
31/05/2019 – 20% de desconto

30/06/2019 – 10% de desconto

É válido lembrar que o IPTU deve ser pago por todo proprietário de imóvel, construído ou não e localizado na área urbana do município. Isso significa que o IPTU é cobrado não somente pela propriedade da casa ou do prédio, mas também sobre a área excedente do terreno onde a edificação foi erguida.

A cobrança pode ser efetuada de terrenos onde houver obra paralisada ou andamento e até mesmo de edificações condenadas ou em ruínas. No caso de imóveis alugados, o dono ou locador é o responsável pelo imposto. O pagamento do IPTU pelo locatário será obrigatório se for expresso no contrato, conforme Lei do Inquilinato.

Informações:

Setor de Tributação