Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal oferece oficinas para o público jovem e adulto em Matozinhos

Publicado em: 06/11/2014 17:37 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Matozinhos | Autor: Prefeitura Municipal de Matozinhos

A Prefeitura Municipal de Matozinhos realiza por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Associação João Venceslau Junqueira (AJOWEN) e o CRAS, diversas oficinas de fortalecimento de vínculo para atender crianças e adolescentes, em cinco escolas da cidade. Alunos do CAIC, Colégio Eurico Viana e das Escolas Municipais Ester Gomes, Jovina de Melo Veado e Agripa Vasconcelos participam de atividades como dança, artesanato, judô e Taekwondo. As aulas são ministradas para os estudantes que ficam na escola em tempo integral e busca associar aprendizado ao lazer, bem como, transformar o espaço em um ambiente de reflexão e apoio social.

O projeto atende também as comunidades locais com as mesmas modalidades, a partir de núcleos que foram implantados nos bairros São Miguel, Vista Alegre, Conjunto Vitalino Fonseca e Mocambeiro. Além disso, há uma programação especial para adultos e idosos com a oficina Contos e Vivências, que permite compartilhar histórias e experiências entre o grupo.

Alunas da aula de dança do Colégio Municipal Eurico Viana

De acordo com Júlio César de Oliveira, Secretário de Desenvolvimento Social, as oficinas contribuem para que a secretaria e o CRAS avaliem de perto as vulnerabilidades que os jovens estão expostos. “Precisamos verificar quais são as necessidades sociais do município. Com esse trabalho dentro das unidades de ensino e nos bairros, tornamos os jovens multiplicadores de boas ideias dentro e fora da escola”, avaliou o secretário.

Ao todo 450 pessoas participam do projeto. Maria José Calixto dos Santos, artesã, frequenta a oficina de artesanato na sede da AJOWEN, que também é um dos locais onde acontecem as atividades. Apesar de ser experiente neste ofício ela procura aperfeiçoar o seu trabalho: “aprendi muitas coisas novas aqui, além disso, é uma terapia de vida, é bom para o nosso ego e autoestima, pois, é gratificante ver o nosso trabalho pronto”.

Maria José Calixto dos Santos participa da oficina de artesanato

Todas as aulas são gratuitas sendo necessário apenas fazer a inscrição para participar.

Para saber os locais e horários onde acontecem as oficinas no seu bairro entre em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social pelo telefone 3712-5092