Confira a atualização do Boletim do Coronavírus, desta quinta-feira, 17

Publicado em: 17/12/2020 17:12 | Fonte/Agência: Ascom | Autor: Ascom

A atualização do boletim do Coronavírus (COVID-19) desta quinta-feira, 17, registra 18 novos casos confirmados na cidade e mais dois óbitos em investigação. Os positivos de hoje incluem sete homens, com idades entre 13 a 42 anos, sendo cinco com sintomas leves e dois assintomáticos, todos sem comorbidades. Além deles, 11 mulheres, com idades entre 20 a 61 anos, nove com sintomas leves e duas assintomáticas, todas sem comorbidades também. Os pacientes foram encaminhados para isolamento domiciliar e serão monitorados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Os pacientes são moradores dos bairros: Floresta (1), Bom Jesus I (2), Bom Jesus II (3), Vista Alegre (1), Alvorada (2), São Sebastião (1), Da Graça (1), Araçás (1), Estação (1), Florestal (1), Centro (1), Estação (2), São Miguel (1).

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que os exames de RTPCR coletados na rede pública do município são encaminhados para o laboratório de referência estadual, Fundação Ezequiel Dias (FUNED), para que sejam analisados. Em função da alta demanda, não está sendo possível liberar os exames de COVID no prazo habitual. Os resultados, portanto, variam de acordo com o número de amostras recebidas na FUNED. Informamos ainda, que o município aguarda também os resultados dos laboratórios da rede privada. Além disso, o número de exames que está sendo realizado na rede pública e privada aumentou consideravelmente, por esse motivo, todo o sistema está sobrecarregado afetando diretamente a liberação desses resultados.

Reiteramos que a pandemia do Coronavírus (COVID-19) não acabou! Para que não tenhamos um pico de crescimento de pessoas contaminadas e, uma possível sobrecarga do sistema de saúde, é preciso que a população continue mantendo os cuidados. A prevenção é a única arma que temos no momento, portanto, não deixe de usar a máscara ao sair de casa, tenha sempre por perto álcool em gel para higienização das mãos e evite aglomerações. Todos nós já sabemos quais são as medidas necessárias para se prevenir, mas é preciso consciência e comprometimento de todos para vencermos essa doença que pode matar. Não seja egoísta, ao se proteger você estará protegendo o próximo também.

Confira abaixo o quadro evolutivo completo do Coronavírus no município. Esse novo detalhamento está sendo publicado na arte do boletim diário.