Confira a atualização do Boletim do Coronavírus, desta sexta-feira, 18

Publicado em: 21/12/2020 11:13 | Fonte/Agência: Ascom | Autor: Ascom

A atualização do boletim do Coronavírus (COVID-19) desta sexta-feira,18, registra 15 novos casos na cidade e mais dois óbitos confirmados. Os positivos de hoje incluem quatro homens, com idades entre 21 a 67 anos, todos com sintomas leves e sem comorbidades. Além deles, 11 mulheres, sendo uma criança de três anos e as demais com idades entre 37 a 93 anos. Oito delas com sintomas leves e uma paciente portadora de diabetes, com sintomas mais graves que foi encaminhada para internação hospitalar. Conforme informamos anteriormente, após investigação junto aos hospitais de Belo Horizonte, foi confirmado os óbitos de duas pacientes que ficaram internadas nas unidades da capital e evoluíram a óbito, no final do mês de novembro. Uma das mulheres tinha 57 anos e era portadora de doença cardíaca crônica e insuficiência renal, já a outra, com idade de 93 anos, era portadora de doenças neurológicas graves.
Os pacientes em isolamento domiciliar serão monitorados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, conforme protocolo do Ministério da Saúde.
Os pacientes são moradores dos bairros: São Cristóvão (2), Bom Jesus II (1), Nossa Senhora de Fátima (1), São Sebastião (1), Presidente (1), Alvorada (1), Floresta (1), Florestal (2), Centro (1), São José (2), Cruzeiro (1), Estação (1).
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que os exames de RTPCR coletados na rede pública do município são encaminhados para o laboratório de referência estadual, Fundação Ezequiel Dias (FUNED), para que sejam analisados. Em função da alta demanda, não está sendo possível liberar os exames de COVID no prazo habitual. Os resultados, portanto, variam de acordo com o número de amostras recebidas na FUNED. Informamos ainda, que o município aguarda também os resultados dos laboratórios da rede privada. Além disso, o número de exames que está sendo realizado na rede pública e privada aumentou consideravelmente, por esse motivo, todo o sistema está sobrecarregado afetando diretamente a liberação desses resultados.

Reiteramos que a pandemia do Coronavírus (COVID-19) não acabou! Para que não tenhamos um pico de crescimento de pessoas contaminadas, sobrecarga do sistema de saúde e mais óbitos, é preciso que a população continue mantendo os cuidados. A prevenção é a única arma que temos no momento, portanto, não deixe de usar a máscara ao sair de casa, tenha sempre por perto álcool em gel para higienização das mãos e evite aglomerações, principalmente com a aproximação das festas de final de ano. Todos nós já sabemos quais são as medidas necessárias para se prevenir, mas é preciso consciência e comprometimento de todos para vencermos essa doença que pode matar. Não seja egoísta, ao se proteger você estará protegendo o próximo também.
Confira abaixo o quadro evolutivo completo do Coronavírus no município. Esse novo detalhamento está sendo publicado na arte do boletim diário.