Saúde

Confira a atualização do Boletim do Coronavírus, desta quarta-feira, 06


Publicado em: 06/01/2021 17:50 | Fonte/Agência: Ascom | Autor: Ascom

 

 

A atualização do boletim do Coronavírus (COVID-19) desta quarta-feira, 06, registra 14 casos confirmados em Matozinhos. São nove homens com idades entre 31 a 75 anos, sendo oito com sintomas leves, um assintomático e um dos pacientes apresenta obesidade como comorbidade. Além deles, cinco mulheres, com idades entre 20 a 75 anos, sendo três assintomáticas, duas com sintomas leves, uma delas, com diabetes e doença cardíaca crônica como comorbidade. Os pacientes em isolamento domiciliar serão monitorados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Nesta quarta, também foi confirmado o óbito que estava em investigação. Trata-se de um homem de 75 anos, portador de diabetes. Ele foi atendido na UPA 24h do município, no dia 17/12/2020, sendo transferido para o CTI da Santa Casa de Lagoa Santa, na mesma data. Infelizmente, no dia 01/01/2021, evoluiu para óbito.

O aumento do número de casos é preocupante, principalmente porque as pessoas relaxaram com as medidas de prevenção. A pandemia não acabou, por isso, fazemos o alerta para que EVITEM AGLOMERAÇÕES. Se continuarmos com esse crescimento do número de pessoas contaminadas, o sistema de saúde poderá ficar sobrecarregado e mais óbitos podem acontecer devido à COVID-19. É preciso esse comprometimento e responsabilização de todos para evitarmos um problema ainda maior. Todos nós corremos um grande risco e sem o apoio e entendimento da população, será impossível controlar essa doença enquanto a vacina não é liberada.

Obs.: Outro óbito segue em investigação.

Informamos que os exames de RTPCR coletados na rede pública do município são encaminhados para o Laboratório de referência estadual Fundação Ezequiel Dias (FUNED), para análise. Em função da alta demanda, não está sendo possível liberar os exames de COVID no prazo habitual e os resultados podem variar, de acordo com o número de amostras recebidas na FUNED.