Desenvolvimento Econômico

Governador Zema participa de cerimônia de inauguração da Fassa Bortolo em Matozinhos

Publicado em: 11/05/2022 15:30 | Fonte/Agência: Ascom | Autor: Ascom

Nesta terça-feira, 10/05, Matozinhos recebeu a ilustre visita do Governador Romeu Zema para cerimônia de inauguração da fábrica Fassa Bortolo, instalada no município. Na oportunidade, o Governador também esteve no Mercado Municipal sendo recebido por autoridades, servidores municipais, empresários e moradores.

Durante a manhã, a Prefeita Zélia Pezzini, juntamente com o Vice-prefeito Vinícius Araújo, secretários e o Ex-prefeito Antônio Divino recepcionaram o Governador e o acompanharam durante o evento. Ao final, foram entregues às autoridades cestas com produtos exclusivamente fabricados em Matozinhos, um parceria da Prefeitura de Matozinhos com empresas locais.

A nossa cidade foi escolhida para sediar a primeira unidade da empresa fora da Europa, resultado de esforços conjuntos entre o município e Governo do Estado. A empresa conta com 18 fábricas e filiais comerciais em seis países, com um total de 1.600 colaboradores. A fábrica de Matozinhos, que começou sua atividade industrial no segundo semestre de 2021, já emprega 100 pessoas.

Resultado de um investimento de mais de R$ 220 milhões, a fábrica brasileira faz parte do plano de internacionalização do grupo italiano. A planta tem capacidade de produção de 300 mil toneladas por ano de argamassas básicas, colantes e técnicas, rejuntes e impermeabilizantes, para atender às necessidades de todo tipo de trabalho, desde pequenos retoques até grandes construções.

Discursos

Em seu discurso, a Prefeita Zélia Pezzini enalteceu a satisfação de participar da inauguração da fábrica especialmente em Matozinhos: a Fassa Bortolo modernizou o nosso parque industrial e colocou a nossa cidade como referência no segmento da cadeia da construção civil em forte expansão em Minas Gerais. Agradeço aos acionistas do Grupo Fassa Bortolo, na pessoa do Senhor Paolo Fassa, presidente do Conselho de Administração da campanhia, ao governo de Minas, na pessoa do Sr. Governador Romeu Zema por todo o apoio recebido e a todas as autoridades presentes por prestigiarem este importante momento que escrevemos mais uma página da história de Matozinhos”, enfatizou.

Já o Governador afirmou que a Fassa Bortolo escolheu um estado que se preocupa com a formação de mão de obra, que registra um dos menores índices de criminalidade, atrai investimentos e gera empregos.

“Tenho certeza que vocês escolheram o melhor estado para se instalar. Ao todo, por meio do programa Trilhas de Futuro, serão 115 mil jovens em Minas tendo a oportunidade de fazer cursos profissionalizantes. Vamos combater um dos maiores problemas do Brasil, que é a escassez de mão de obra qualificada”, afirmou.

Desenvolvimento

O presidente mundial da empresa, Bortolo Fassa, disse que a inauguração dessa fábrica marca uma nova etapa do desenvolvimento da companhia no exterior em um país rico em oportunidades. “A economia brasileira tem condições para crescer no médio e longo prazo, especialmente no setor de construção, e vamos beneficiar o mercado brasileiro com soluções técnicas e tecnológicas aprovadas em outras partes do mundo”, disse.

Segundo Ivan Aliberti, procurador responsável pela gestão administrativa e financeira do projeto Fassa no Brasil, a empresa encontrou no estado um ambiente de negócios adequado e interlocutores preparados. “Contamos com apoio do Invest Minas, com benefícios fiscais importantes”, explicou, ressaltando que o investimento é 100% de capital próprio da empresa. “Isso permitiu à Fassa Bortolo escolher, com segurança, seu ponto de entrada no mercado brasileiro e, por consequência, da América Latina”.